segunda-feira, 16 de maio de 2011

PARTICIPE! Concurso de Redação: Goiás na Ponta do lápis - 8ª edição

CLIQUE AQUI           

Tema: Goiás sem drogas: A responsabilidade é de todos nós!

APRESENTAÇÃO

O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.
o concurso é um agente provocador para que os alunos, professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira, participem do trabalho de ler, pesquisar, debater e escrever.
ETAPAS REGIONAIS    (em cada uma das 38 Subsecretarias Regionais de Educação)
  • 1o Lugar: 1 Bicicleta, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;
  • 2o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Prata;
  • 3o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Bronze;
  • Do 4º ao 10º lugar: Certificado de Participação e Medalha de Honra ao Mérito

  • ETAPA FINAL
  • 1º lugar (por categoria): 1 Computador, 1 Bolsa de Estudos Integral da FASAM, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;

    2º lugar (por categoria): 1 Televisor 21, 1 Bolsa de Estudos da FASAM com 70% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Prata;

  • 3º lugar (por categoria): 1 Celular com câmera e MP3, 1 Bolsa de Estudos da FASAM com 30% de desconto, Certificado de Participação e Medalha de Bronze.
Observações:
1 - O professor do aluno vencedor em primeiro lugar de cada categoria também receberá um computador.
2 - Havendo mais de um professor orientador, o prêmio será dividido.
3 – A bolsa de estudos da FASAM vale para qualquer um dos cursos oferecidos pela instituição.
Comece a se aquecer para a produção leia a seguinte matéria, poste nos comentários outras dicas de leitura.
SAÚDE

4 escudos antidrogas

Especialista indica as atitudes mais importantes para afastar os filhos da maconha e de outras drogas







Conversar desde cedo é importante para afastar as crianças das drogas
Uma das maiores dúvidas dos pais é saber como agir para manter o filho longe das drogas. Segundo o psicólogo Murilo Battisti, da Universidade Federal de São Paulo, existem quatro comportamentos fundamentais para se obter esse resultado.

1. Dialogar desde cedo: a iniciativa mais importante é o bom diálogo. "Isso quer dizer conversar e não só falar para o outro ouvir. Ou seja, é preciso trocar idéias e responder dúvidas, pois os filhos são bem informados sobre drogas", ele explica. Nunca é cedo nem tarde demais para começar. Battisti revela que crianças de 6 anos, por exemplo, conseguem perceber que há algo de errado quando o pai ou a mãe bebeu muito.

2. Ficar perto dos amigos dele: busque conhecer melhor os amigos de seu filho e os pais deles. Só no convívio é possível descobrir se algum consome drogas. Mas nada de querer fazer parte da turma e se infantilizar. "Os pais são responsáveis por colocar limites, acolher e supervisionar os filhos", diz Murilo.

3. Saber o que a escola ensina: procure conhecer como é o programa que a escola desenvolve em relação às drogas. Algumas organizam palestras, outras convidam a Polícia Militar para fazer apresentações para os alunos. "A discussão sobre os efeitos das drogas e suas conseqüências é feita com base em notícias ou em situações que os próprios estudantes contam", diz Adriana Nogueira, da PM paulista. No colégio Arbos, de São Bernardo do Campo, a postura dos coordenadores é direta. "Se percebemos que um aluno está usando drogas, chamamos a família para uma conversa", conta Maurício Celli De Vitta, coordenador pedagógico.

4. Ser sincero sempre: mantenha o jogo aberto com seu filho e encare o problema. O melhor a fazer é conversar sem rodeios, descobrir o que o levou a procurar as drogas e orientá-lo, com carinho. "No caso do jovem, quanto mais velho mais ele tem necessidade de carinho e atenção. Com criança, é o inverso: mais limite e autoridade", diz Murilo.
(texto de Maria Clara Braz)


7 comentários:

  1. Nome: Iara Carolina Tomé Limírio
    Série: 5° P. "A"
    Colégio Estadual Polivalente "Dr. Tharsis Campos"
    Cidade: Catalão
    È... realmente é demasiadamente necessário mais atenção dos pais, pois os jovens se sentem vazios e procuram a "fulga" para suas dúvidas, curiosidades e angústias nas drogas!! Boa sorte para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada eu sou uma participante desse concurso e adori seu comentario

      Excluir
  2. oi Iara
    bom demais representação Catalana por aqui! visite-nos sempre!

    ResponderExcluir
  3. Elaine posta os nomes dos ganhadores pra gente; please!!!!

    ResponderExcluir
  4. Daqui de Anápolis ainda não...
    Funciona assim: eles avisam a Subsecretaria de Educação, que convoca os selecionados: "sem revelar a colocação". Eles participam da solenidade de premiação, quando ficam sabendo em que lugar se classificaram, e somente após a premiação é que divulgam oficialmente.

    ResponderExcluir

Caro leitor, por favor registre no início do comentário seu nome, (série e turma também caso seja um aluno).

Postagens populares