sábado, 5 de fevereiro de 2011

Educação de filhos: de quem é a responsabilidade?

A partir da leitura do texto de Lya Luft  Família tem de ser careta, os  alunos do 9º ano, turma de 2010, foram convidados a produzir um texto em que expusessem seu ponto de vista. 
Publicamos alguns aqui.  O assunto é sempre bem vindo à discussão.


Àrdua Missão
 (Karyne Vitória)
Nos dias de hoje, o que mais se vê nas ruas, são crianças e adolescentes usando drogas, fumando, bebendo bebidas alcoólicas, viciadas nas coisas ruins que o mundo nos oferece. Nesse caso, onde está o exemplo e a ajuda dos pais? Será que os pais sabem que isso está acontecendo?
Quando Deus permite a uma mulher se engravidar, Ele entrega uma missão a ela: ser mãe e a um homem para ser pai, muitos têm essa oportunidade, mas poucos a aproveitam Pais, ultimamente não se preocupam, não dão carinho, amor, compaixão, respeito, ajuda aos filhos, simplesmente os têm, e assim que eles nascem os entregam para o mundo. Por acaso, Deus lhes deu a permissão de ter um filho para vocês pais não cuidarem deles e os deixar seguir exemplos que o mundo oferece? Com certeza não, Ele os deu para vocês terem responsabilidade e autoridade sobre seus filhos, ensinando o caminho que devem seguir e os educando.
Infelizmente, os filhos não escolhem os pais perfeitos como não escolhem nascer, então façam sua parte e os ensinem o caminho que devem andar, essa missão não é fácil, mas se Deus lhes  deu um filho, é porque vocês são capazes de dar o seu melhor a ele. Cuide-os e os façam felizes, no final, terão sua recompensa.
Educação faz parte!


Pensar em filho – Uma grande missão
(Wemerson Daniel )

Por intermédio da união e do amor de dois seres, nasce uma criatura totalmente alheia ao mundo. Um ser cuja vida está sujeita a pessoas com o poder de construir passo a passo um homem digno e forte, ou um ser ignorante e infeliz.
Os Pais são a base da educação, são os construtores. A eles estão incumbidos as primeiras e fundamentais etapas da edificação da família .
Autoridade é o principal fator para uma boa gestão familiar. Isso significa estabelecer limites, regras, associados com o afeto e o amor. É preciso conscientizar, ensinar e compartilhar com os filhos os bons valores.
Muitas vezes os gestores confundem o significado de autoridade e exercem o autoritarismo, um excesso de imposição, uma barreira ao diálogo, à reflexão. O lar torna-se um ambiente de enfado, indesejável. Com inúmeros conflitos, o refúgio para a rua torna-se evidente diante das circunstâncias.
Em outros casos, o problema é a omissão, uma liberdade excessiva, onde não se enxergam os limites, e os filhos ficam vulneráveis aos perigos.
A estrutura familiar deve se fundamentar em assiduidade, diálogo, disciplina, companheirismo, sinceridade e muito amor. Portanto, ser pai é uma missão que exige sabedoria.

Um futuro nas mãos dos pais.
(Víctor Gabriel)

Por muitas vezes achamos durante a vida vários fardos, coisas que nos impedem de prosperar e ter o que sempre sonhamos. Quando constituímos famílias, temos vitórias, mas também temos lutas, alguns de nós, pais, achamos que nossos filhos são impecílios financeiros, amorosos.  Mas não!  Só de ter um filho já é uma vitória  pois estaremos:  primeiro obedecendo a Deus que disse: ”Vão e se multipliquem “, segundo: muitos não conseguem ter filhos pois provavelmente tem alguma deficiência no sistema reprodutor.
Já vi várias famílias que se arrependeram  de ter seus filhos, que pela falta de educação, se tornaram agressivos ,orgulhosos,malvados...
Mas também já vi muitas famílias orgulhosas de seus filhos, que cresceram sendo educados com dedicação e vontade de ver vê-los se tornarem vencedores, abençoados. Educaram-nos não com agressões físicas ou verbais, mas com carinho com amor.
Muitos pais se perguntam em que erraram para que seu filho se tornasse uma decepção, a resposta é porque não tiveram diálogo com ele, para esclarecer todas as dúvidas, não o corrigiram com autoridade e amor, não o aconselharam a fazer o que Deus nos ensina a fazer. 
Uma vez escutei que um criminoso procurado, foi pego e condenado, sua mãe foi visitá-lo na cadeia e esta lhe perguntou qual era a razão dele ter crescido e se tornado tão perigoso. O filho mordeu a face da mãe e a machucou, depois  disse que a causa de sua natureza rebelde e errada, era que quando ele fizera algo de errado a sua mãe não o advertira,mas sim defendia od ato.  Não deixemos que os tesouros concedidos por Deus acabem sendo malvados, orgulhosos, violentos, somente pela falta de ensino e  correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, por favor registre no início do comentário seu nome, (série e turma também caso seja um aluno).

Postagens populares