segunda-feira, 4 de junho de 2012

Texto de opinião

   Trabalhamos com as turmas do 7º ano sobre o tema consumismo.
A aluna Samara Dahas enviou-nos por e-mail o texto que ela produziu.  Divulgaremos aqui se você também tiver interesse envie a sua opinião:



O consumismo na sociedade contemporânea: Necessidade ou desejo?

Hoje em dia o consumo é mais um desejo do que necessidade, porque as pessoas gostam cada vez mais de gastar e se satisfazer com as novidades que estão se sobressaindo muito no século XXI.
O consumismo é tão grande que a consequência disso é a poluição nas grandes cidades, as indústrias estão, cada vez mais, dispostas em fabricar produtos para vender, com isso as pessoas compram muito, para andar na moda etc.
Eu acho que nós deveríamos, em vez de consumir, focar em reciclar, para termos um mundo melhor.
Mas, como vai ser daqui pra frente, pois cada vez mais a tecnologia se aprimora, e claro, todos nós queremos tais produtos tecnológicos, afinal, é muito bom, mas temos que pensar no planeta Terra, porque ela é nossa casa, e se não cuidarmos, como vamos ficar? O que vai ser do nosso planeta? Com o aquecimento global, por causa das indústrias e carros, além de poluir o solo, pois não aprimoramos o processo de reciclagem, jogando pilhas e outras coisas no solo, poluindo-o.
Esse desejo de consumir pode virar vício, sendo, um consumidor compulsivo. Olha, hoje, poucos têm essa visão de consumir menos, a maioria só pensa em comprar para satisfazer desejos, ou até mesmo se mostrar.
A realidade é difícil, então por isso vamos cuidar, consumir menos e bis conscientizar, e ajudar as pessoas a enxergar a verdadeira realidade, as consequências que o grande consumo causa, e lutar por um mundo melhor!
Samara Dahas Bittar Freitas 7º “C”

sábado, 31 de março de 2012

Denotação e Conotação

A fim de fixarmos esses conceitos, solicitamos atividades simples para as turmas de 7º ano.


1 - Escreva duas frases com cada palavra desta lista.  Uma  utilizando o sentido denotativo e outra explorando o  sentido conotativo.
Coração:
Fogo:
Sol:
Nuvem:
Janela:

2 - Produza um poema utilizando os exemplos de conotação do exercício anterior.   Você poderá também acrescentar outras palavras. (mínimo: duas estrofes de quatro versos)




 A galerinha se empolgou e a aula se tornou muito prazerosa.   Enquanto construíamos alguns exemplos a aluna Samara fez questão de anotar, prometeu e cumpriu:  Vou postar no facebook professora!

Vejam como ficou bonito!!!
Eu não resisti.




Samara  - 7º C 

  Atendendo ao pedido da Samara abri esta página para que vocês postem as suas frases preferidas ou os poemas que criaram.

   



terça-feira, 4 de outubro de 2011

RESULTADO DO CONCURSO GOIÁS NA PONTA DO LÁPIS - ANÁPOLIS

       
Anunciado resultado dos Classificados na Etapa Regional do   8º Concurso Goiás na Ponta do Lápis com o Tema: 
          "Goiás sem Drogas: A responsabilidade é de todos nós."
 (Escolas Jurisdicionadas à Subsecretaria Estadual de Anápolis e Colégios Particulares ou Conveniados).

A posição dos classificados será anunciada  na solenidade de premiação.
São convidados, além dos classificados, os professores responsáveis e o gestor ou  um representante da Unidade Escolar.


Data: 07/10/11
Horário: 9h
Local: Secretaria da Fazenda – SEFAZ (Av. Senador
José Lourenço Dias esq. com Trav. Jean Jacques Wirth
- s/n Setor Central - Telefone. (62) 3321 – 9200)

Os 10 alunos classificados de cada categoria recebem o certificado e medalha.
Os alunos que ficarem em 1º lugar da Etapa Regional recebem além do certificado e medalha uma Bicicleta.

Parabéns a todos que participaram .  Se você desta vez não foi um dos contemplados, não desista.  Aperfeiçoe-se na arte de redigir bem.  Participe sempre, deste e de outros concursos e aumente suas chances de ganhar.

Nosso reconhecimento aos Selecionados, seus professores e respectivas Unidades Escolares

Yuri Martins Guimarães-5º- B- Ensino Fundamental - (SESI Jaiara)
Sarah Victória 5º-B- Ensino Fundamental- Educandário Espírita)
Kleber Lucas Bispo 4º-B - Ensino Fundamental - SESI- Jaiara
Ana Victória Moreira de Carvalho 5º- B- Ensino Fundamental - SESI- Jaiara
Jefferson Farinha de Bastos 5º- B- Ensino Fundamental - Educandario Espírita
Victória Camilly S. Loppes 5º- - Ensino Fundamental- C.E. João Gomes
Karoline Amália Mesquita Korbe 4º-A- Ensino Fundamental- Educandário Espírita
Isadora Batista Rodrigues 5º-U- Ensino Fundamental – C.E João Gomes
Giovana do Vale Nogueira- 7º B- - Ensino Fundamental –C. Poliv. Frei João Batista
Melissa Gonçalves Milhomem- 6º-- Ensino Fundamental- Escola Adventista
Isabelle Helena Lobão Bentes Souza-7º B- - E.F. – Colégio Galileu (Jundiaí)
Isabella Ribeiro Silva-6º A- - Ensino Fundamental - Educandário Espírita
Ana Flávia Silva Paiva-7º D -- Ensino Fundamental- Escola Madre Mazarello
Juan Pablo Augusto Silva- 6º-- Ensino Fundamental- SESI (Jundiaí)
Amanda S. Torres Ferreira- - Ensino Fundamental Colégio Órion
Rafael Felipe Gregório Machado- 7º A- Ensino Fundamental- Colégio Órion
Gabriela Pires Hirold-- Ensino Fundamental- Colégio Auxilum
Brendon Orestes Batista dos Santos 6º-- Ensino Fundamental- C.E João Gomes
Luana Alves Simões- 9º - Ensino Fundamental –S ESI (Jundiaí)
Franciely Adrieny de Oliveira- 8º A -- Ensino Fundamental – C.E Santa Catarina
Naiane Ester Rezende C. Malagoli- 8º-- Ensino Fundamental- Escola Adventista
Bruno José Ferreira Freitas- 8º- Ensino Fundamental- C.E João Gomes
Gustavo Alexandre G. Lopes- 9º-- Ensino Fundamental- SESI (Jundiaí)
Mariza Ribeiro Gomes- 9º B- - Ensino Fundamental –C.E Santa Catarina
Igor Matheus V. Martins-9º C-- Ensino Fundamental- C.E Maria Apª Alves
Ana Luiza Feitosa Dantas-9º- - Ensino Fundamental -SESI (Jundiaí)
Thayulanne Barbosa G. Dantas- 9º A- - Ensino Fundamental – C.E Roque Romeu Ramos
Milena de Oliveira Cosmo-8º A- - Ensino Fundamental – Escola Madre Mazarello
Luíza Fernanda Alves da Silva-1ª Ensino Médio-C.E João Gomes
Sirlene Alves Abreu- 1ª A-Ens. Médio- C.E Maria Aparecida
Alana Oliveira Silva- 2ª- Ens. Médio- C. .Polv. Frei João Batista
Willian Granjeiro Tomé-2ª A- Ensino Médio- Colégio Galileu
Mariana Marques de Souza Faria-1ª P- Ensino Médio- C.E Heli Alves
Matheus Almeida de Paula-2ª B- Ensino Médio- Colégio Quadrangular
Lucas Martins Peixoto-2ª B- Ensino Médio - Colégio Quadrangular
Dayane Fernanda R. Fonseca-1ª B- Ensino Médio – C.E Santa Catarina
Gleiciane Gomes de Faria- 3º A- Ensino Médio- C.E. Plínio Jaime
Luciana Gabriela M. dos Santos- 3º- Ensino Médio- C.E Santa Catarina

domingo, 2 de outubro de 2011

Passeio ao Parque Ipiranga - Projeto "Eu Cuido"

     De 26 a 30 de setembro a galera do Colégio Adonai se movimentou de forma intensa:  participou de palestras, oficinas, apresentações artísticas, exposição  de cordéis, textos publicitários, análises de cartuns, painéis com frases em inglês e espanhol, afinal nossa mensagem é globalizada!  Demonstraram jogos matemáticos, brinquedos e inclusive roupas a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis.  Houve  até desfile! 
     Não tenho o registro de tudo isso é claro!  Frutos de trabalho em equipe.  Parabéns à coordenadora Márcia Garcia e cada colega por sua desenvoltura:  Assim que eu for conseguindo as "provas" posto aqui!  
     Na sexta-feira, 30, fizemos um delicioso passeio ao Parque Ipiranga!  Foi uma delícia.  Isso sim eu registrei! E mostro um pouco aqui.

Lugar preferido da galera, o vento soprava gotículas deliciosas!
Matheus Fillipe, Matheus Francisco, Luís Fernando(atrás),
 Ronaldo  Yasmin
de costas: Gabriel Alexandre, Ana Luíza Alves, Gabriel Rocha e Denilson .
O "ventinho molhado" era tão gostoso, que a turma aí nem quis posar para a foto!





Matheus Francisco, Ana Luiza Alves,
Luís Fernando e Pedro Rafael 

Hum que delícia, neste outro ângulo vemos
Gabriel Rocha e Rafaela

Não é possível:  Tom Cant e Edward Tudor??
Brincadeirinha com a leitura da obra: o príncipe e o
mendigo 

Matheus Mariano, Gabriel Rocha, MatheusFillipe e Pedro Rafael  


Márcia Garcia e Viviane se deliciando com o vapor do Espelho d'água!
Não deu pra Isadora passar de fininho... 

Matheus Fillipe e Luís Fernado


Jonathan, Patrick e Vítor Hugo

João Vitor, Gabriel Lopes, Bruno e Vinícius...
Que sol hein? 

Giovanna, Thammy, Ana Karla e Thalita

Vem ventinho molhado! 

Vítor Hugo, Isabela, Débora Lôbo, Patrick e Jonathan
 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Desafio para quem ama as artes associadas à literatura

Festival Literatura em vídeo       

Estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Literatura em vídeo: e o melhor, podemos aproveitar as leituras  de


  • Tristão e Isolda - adaptação de Telma Guimarães
  • Amizade Improvável- Ìndigo, Ivana e Maria José Silveira
  •  O labirinto dos ossos - Rick Riordan (8º ano)
  •  Amigos Secretos - Ana Maria Machado (7º ano)  
  • O  Príncipe e o Mendigo- Mark Twain,
  •  Todos os quatro títulos que lemos da Scipione com as turmas do 7º e 6º: Aventuras em Mares Tempestuosos, O segredo da Pirâmide, O Agente Ésse Creto na Selva e A cidade Submersa.
Além disso você pode pesquisar outros títulos das editoras Ática ou Scipione e fazer o seu vídeo conforme o regulamento: confira em http://www.literaturaemvideo.com.br/faca-seu-video.aspx# , convide até quatro amigos, monte seu projeto e nos informe URGENTE!! Para que façamos inscrição em tempo hábil. 

Você vai ficar de fora?? 
Não deixe de visitar o site e divulgar para a galera que se liga nesse tipo de desafio.

Acompanhe por aqui as dicas de como produzir seu vídeo


Além de prazeroso você concorre a prêmios! Confira.

domingo, 18 de setembro de 2011

Resultados do Concurso Goiás na Ponta do Lápis

A turma pediu...
e aí vai...
O Concurso Goiás na Ponta do Lápis já iniciou as premiações da etapa regional.
A equipe do Jornal Tribuna do Planalto já passou por: Goianésia, Uruaçu, São Miguel do Araguaia, Rubiataba, Porangatu, Minaçu e Itapaci!  Parabéns aos vencedores!
Confira o nome dos premiados:   http://www.tribunadoplanalto.com.br/alunos-premiados-goias
Aqui em Anápolis será dia: 07 de outubro ~ aguenta coração!!!
O Calendário das premiações você encontra em : http://www.tribunadoplanalto.com.br/regulamento-goias

Até lá!!

PS; Obrigada Sandra pela sua visita por aqui! Volte sempre!!



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Oficinas de produção III

 O oitavo ano deverá produzir crônicas:
A crônica é uma narrativa curta, produzida a partir da observação de fatos do cotidiano: uma notícia, um imprevisto vivenciado ou observado.  Ao olhar atento e crítico não escapam as reflexões, as ironias, o humor...

Além das dicas abaixo clique também na aba: crônicas - logo ali acima.  A última contribuição foi um lindíssimo texto em que um filho descreve o pai.  Que tal homenagear seu pai com uma linda crônica?

Sugestões de notícias para produzir uma ótima crônica 

NOTÍCIA 1: Traz felicidade, sim!
Está provado. O ditado “dinheiro não traz felicidade” está errado. Economistas da Universidade de Warwick, Inglaterra, observaram 9000 famílias por dez anos para concluir o óbvio: um aumento de renda costuma trazer alegria e saúde mental. Um sério candidato ao Prêmio IgNobel de Economia.                                                            (Superinteressante, edição 175.)        

NOTÍCIA 2: Boca na botija
Mais uma para a lista dos ladrões mais azarados da história. Em setembro, o americano Paul Lee roubou vários objetos de uma casa que estava em reforma em Delaware, nos Estados Unidos. Foi um assalto cuidadoso: não havia digitais ou fios de cabelo que pudessem dar alguma pista à polícia. Até que um dos donos da casa encontrou um objeto estranho no chão: uma dentadura! Como a lei do estado de Indiana obriga que todos os dentes postiços venham com o nome do proprietário gravado nas gengivas artificiais, foi moleza localizar e prender o gatuno. O que ninguém sabe é como o ladrão banguela deixou a dentadura cair...                                                                                                                       (Mundo estranho, n.22)

 NOTÍCIA 3: Macacos que não mordem
Pesquisadores da Califórnia que há 32 anos ensinam Koko, uma gorila de 130 quilos, a se comunicar por linguagem de sinais, comemoraram uma vitória em agosto. Os cientistas conseguiram que a gorila lhes contasse que estava com dor de dente e fizeram nela um tratamento odontológico. Mas nem tudo é avanço: ao receber o cartão de visitas de uma repórter, Koko o devorou imediatamente.                                                                                              (Superinteressante, edição 205.)

Caso não se inspire nessas notícias utilize uma outra; ou ainda desenvolva uma crônica de humor  a partir de um destes trechos:


     Ana teve que fazer uma pequena intervenção cirúrgica e me convidou para ser seu acompanhante na casa de saúde. Bem, normalmente evito passar até na porta de um hospital (atravesso sempre para o outro lado da rua, receoso de apagar diante de um bafo mais forte de éter). Aquela situação, porém, não me permitia simplesmente bater em retirada. Mesmo assim, o medo falou mais alto e bem que tentei cair fora:

    - Escuta, Ana, quero lhe dizer que me sinto profundamente honrado com o convite que você me faz para ser seu partner no hospital mas... Será que vai pegar bem? Será que o pessoal do hospital não vai reparar de você ter o próprio marido como acompanhante? Você sabe como é esse pessoal de hospital, fala demais. Vão dizer que você é uma mulher absorvente, ciumenta, que não larga o marido nem para ser operada.
    - Se você não quiser ir - disse ela muito segura - eu chamo outra pessoa. (...)





"Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e levaram para a delegacia.
- Que vida mansa, heim, vagabundo ? Roubando galinha para ter o que comer sem

 precisar trabalhar. Vai para cadeia!
- Não era para mim não. (...)















Postagens populares